( NAS SEGUNDAS E SÁBADOS DA SEMANA )
- Quem preside canta, os demais repetem:
- Verdadeiramente, ressurgiu Jesus, [bis]
Cantemos aleluia, resplandece a luz. [bis]
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. [bis]
Glória à Trindade santa, glória ao Deus bendito. [bis]
- Todas essas coisas em seu coração [bis]
Maria meditava, oh recordação! [bis]
Irmãos e irmãs, Jesus Cristo Ressuscitado, o Bendito Filho de Maria, está no meio de nós! Unidos àquela que meditava todas essas coisas em seu coração, vamos trazer para a nossa oração situações de nossas vidas e pessoas com quem queremos estar unidos, enxergando assim a passagem de nosso Deus, o Todo Amoroso, o Eterno companheiro de seu povo. Segue uma conversa informal sobre os fatos da vida, as pessoas com quem queremos estar em comunhão...
Com os pobres e oprimidos do mundo inteiro e com Maria, humilde serva do Senhor, louvemos ao Senhor poderoso que se compromete com a vida dos pequenos.
1. Louvai, ó servos do Senhor, louvai, ao nome santo do Senhor, cantai. Agora e para sempre é celebrado, desde o nascer ao pôr do sol louvado.
2. Sobre as nações domina o nosso Deus, e sua glória vai além dos céus; Ninguém igual a Deus que das alturas, se inclina para olhar as criaturas.
3. Do chão levanta o fraco e desgraçado E da miséria tira o rejeitado. Com a nobreza iguala os excluídos, torna a estéril mãe de muitos filhos.
4.Louvado seja Deus, o criador, louvado seja o Libertador! Louvado o Espírito que é só ternura e de amor preenche as criaturas.
Ó Deus de Amor, te louvamos pela tua presença libertadora em nossa história. Que os pobres tenham vida e teu Reino aconteça. Por Cristo, nosso Senhor.
Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.
O mensageiro de Deus traz à Maria uma mensagem de alegria e esperança. Ela vai gestar a realização das promessas de Deus, afinal, ele nunca esquece o seu povo. Acolhendo essa nova realidade de amor e libertação, colocando-se à disposição do projeto de Deus, ela, como imagem do novo povo de Deus, inspira-nos a fazer acontecer em nossas vidas este projeto, que consiste em cuidar da vida através de gestos de solidariedade, amor e bondade.
Senhor, tende piedade de nós. (bis)
Cristo, tende piedade de nós. (bis)
Senhor, tende piedade de nós. (bis)
Santa Maria, rogai por nós.
Maria, cheia de graça,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da Esperança,
Mãe de Jesus, operário,
Esposa de José, o carpinteiro,
Companheira de Isabel,
Cantora da Libertação,
Coração sedento de Justiça,
Serva fiel do Senhor,
Rainha da Paz,
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Com a Santa Mãe do Ressuscitado, a Mãe da Alegria, em comunhão com todos e todas que são sinais do projeto de Deus acontecendo na vida, digamos a oração que seu Bendito Filho nos ensinou:
Pai nosso... pois vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre.
Derrama, ó Deus, em nossos corações a tua graça! A voz do Anjo ressoe de novo aos ouvidos da tua Igreja. A tua Palavra nos encontre sempre atentos e disponíveis. Que o Verbo se faça carne em nossas vidas. Faze de nós testemunhas da tua salvação e da tua paz. Nós te pedimos, com Maria, em nome de Jesus, teu Filho. Amém.
O Deus que olhou para Maria volte para nós os seus olhos, encha-nos de sua esperança e nos faça caminhar na esperança da libertação agora e sempre. Amém. Abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Amém. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, aleluia! Para sempre seja louvado, aleluia!
Ave Maria, cheia de graça...
Os elementos desse roteiro foram retirados de: VELOSO, Reginaldo. Ofício da Mãe do Senhor: "Eis aí a tua mãe!". 1°. ed. [S. l.]: PAULUS Editora, 2001. 176 p.