( NAS QUARTAS, QUINTAS E DOMINGOS DA SEMANA )
- Quem preside canta, os demais repetem:
- Verdadeiramente, ressurgiu Jesus, [bis]
Cantemos aleluia, resplandece a luz. [bis]
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. [bis]
Glória à Trindade santa, glória ao Deus bendito. [bis]
- Bem aventurada vão dizer que sou, [bis]
Comigo vão cantar a Deus um só louvor! [bis]
Irmãos e irmãs, o Senhor Jesus Ressuscitado, o Bendito Filho de Maria está no meio de nós! Como os primeiros discípulos e discípulas, na companhia da Mãe do Senhor, nos encontramos para celebrar neste Tempo de Páscoa a força de vida d’Aquele que venceu a morte, e experimentar sua esperança acima de toda desesperança e medo. Olhemos, então, para o que está acontecendo ao nosso redor... Em que situações e pessoas enxergamos a passagem libertadora do Deus – Amor e de seu filho Jesus, o Ressuscitado? Onde essa força de vida ainda precisa chegar? Compartilhemos, então, nesta conversa de irmãs e irmãos... Segue uma conversa informal sobre os fatos da vida, as pessoas com quem queremos estar em comunhão...
Diante de todas as criaturas do céu e da terra, cantamos ao Senhor que dirige seu olhar amoroso para os pobres e pequenos.
1. Eu te agradeço bem de coração, eu canto a ti, Senhor, perante os anjos. Eu me ajoelho pra teu santuário, por teu amor fiel teu nome eu canto!
2. Além de toda imaginação, tua palavra, teu nome engrandeces, e quando eu grito, meu Senhor respondes, me satisfazes e me fortaleces.
3. Todos os reis da terra te celebrem, pois já ouviram os dizeres teus façam poemas sobre os teus caminhos, pois é tão grande tua glória, ó Deus!
4. Nosso Senhor é um Deus tão imenso mas é capaz de ver o pequenino, e já de longe avista o arrogante; Em minha angústia livra o inimigo!
5. Tua mão direita para mim estendes, sempre me salva teu amor fiel. De tua mão a obra não desprezes, glória a Deus, Mãe que une terra e céu!
Ó Deus, criador de todas as coisas e amigo dos pequeninos, acolhes nosso louvor ao contemplarmos tua obra maravilhosa e ajuda – nos a cuidar de tudo que é teu, especialmente dos necessitados. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois que Jesus subiu ao céu, os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.
Palavra do Senhor.
Depois da morte e ressurreição de Jesus, os discípulos e discípulas voltam para o último lugar onde se reuniram com ele. Ele está presente nessa comunidade, mesmo diversa, reunida em oração, que vai se organizando a partir da experiência de sua presença ressuscitada, de sua força de vida que os impele. Maria, a mãe de Jesus, aparece como símbolo da unidade da comunidade. Ela é para nós, novo povo de Deus, imagem de povo orante e à espera do Espírito, capaz de discernir a presença libertadora de Deus na vida, que devemos ser. (Rodapé da Bíblia Nova Pastoral)
Senhor, tende piedade de nós. (bis)
Cristo, tende piedade de nós. (bis)
Senhor, tende piedade de nós. (bis)
Santa Maria, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da Divina Graça,
Honra de nossa gente,
Alegria do povo de Deus,
Bendita entre as mulheres,
Sede da Sabedoria,
Cidade do Altíssimo,
Rainha da Paz,
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Com a Santa Mãe do Ressuscitado, em comunhão com todos os que vibram pela vitória da justiça e da vida, digamos a oração que seu Bendito Filho nos ensinou:
Pai nosso... pois vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre.
Pai de bondade e amor, celebramos a glória do Ressuscitado, que se reflete na face de Maria, Mãe do Senhor, Mãe da Igreja. Que nossas vidas, já neste mundo, brilhem como testemunho da Ressurreição. E, para além, da morte, nossos destinos se associem à sorte de Maria. Nós te pedimos em nome d'Aquele que contigo vive e reina para sempre. Amém.
O Deus que associou Maria à glória do Ressuscitado nos abençoe hoje e sempre. Amém.
Abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Amém. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, aleluia! Para sempre seja louvado, aleluia!
Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia. Pois o Senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia.
Ressuscitou como disse, aleluia.
Rogai a Deus por nós, aleluia.
Os elementos desse roteiro foram retirados de: VELOSO, Reginaldo. Ofício da Mãe do Senhor: "Eis aí a tua mãe!". 1°. ed. [S. l.]: PAULUS Editora, 2001. 176 p.