História da Comunidade Cristo Rei

Nossa história começa em março de 1979, após a primeira reunião com o então Pároco daquela época Padre Armindo Antônio Kunz, SCJ. para pensar a formação de uma nova Comunidade.

Foi em abril de 1979, na residência do Sr. Aurélio e Dona Eurides (que moravam na Rua Dois do Conjunto Emecal), reuniu-se um conjunto de paroquianos que moravam no setor junto ao Pároco que se amadureceu esta nova ideia, e depois de uma longa reflexão e diferentes conversações para definir quem seria o Padroeiro da Nova Comunidade pertencente à Paróquia N. Sra. Mãe da Igreja, é que em votação se definiu o nome de "Cristo Rei". Para celebrar tal acontecimento da Nova Comunidade Eclesial, se celebrou, na mesma residência do sr. Aurélio e dona Eurides -que gentilmente tinham facilitado sua residência para albergar a nova comunidade por enquanto se definia o local definitivo-, a Primeira Missa e todas as outras que vieram até a construção do Salãozinho, hoje sala de reuniões, e posteriormente o salão comunitário, hoje nossa capela.

O Pe. Armindo sem deixar passar muito tempo, comunicou esta boa notícia ao então Bispo Diocesano de Taubaté da época, Dom José Antônio do Couto, SCJ., quem deu sua bênção e autorização para construção de nova Capela

Em procura de um terreno para este objetivo, o Pe. Armindo entrou em contato com o Prefeito de Taubaté o Sr. Waldomiro de Carvalho, para solicitar um espaço num terreno abandonado da Prefeitura no Bairro Emecal. O Prefeito acolheu a solicitação em favor da nova comunidade e cedeu em nome do município o terreno para a construção da nova Capela.

(Fotos Arquivo do ano 1979)

Após da entrega dos terrenos por parte da Prefeitura, rapidamente começaram os trabalhos de limpeza e construção do barracão onde se reuniria o povo para celebrar a Santa Eucaristia. Foi com a ajuda Srs. Edis Wilson Fim e Adão Nery e sua valiosíssima colaboração, é que em julho desse mesmo ano que Dom José Antônio do Couto, SCJ., viria para abençoar o terreno e a pedra fundamental da nova Capela.

Com o passar do tempo e durante vários anos, com a ajuda da Paróquia num trabalho em conjunto, foram-se formando diversas equipes de trabalho, todos voluntários, para realizar Festas Juninas, Festas do Padroeiro, Almoços Comunitários, Bingos, etc., até conseguir os recursos necessários para a construção do Salão Comunitário, que hoje em dia se transformou na Igreja da Comunidade Cristo Rei. Comunidade que hoje vive sua fé com devoção e esperança.

(Fotos Arquivo da Comunidade dos anos '80)

Ao longo dos anos a Comunidade passou por diferentes desafios e reformas. Hoje a Comunidade Cristo Rei caminha representada da mão de seus Coordenadores, o casal: José Maria de Oliveira e Maria Cristina Moreira de Oliveira como parte importante da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja e, a pesar que sua Igreja seja pequena, se transformou em uma comunidade aconchegante e alegre, que vem trabalhando pelo bem-estar e fé do povo, dando verdadeiro testemunho do Evangelho de Cristo.

Comunidade Cristo Rei
Endereço: Praça Cristo Rei, 50 - Emecal - Taubaté.
Horário de Missa: Sábados às 18h

Oração à Cristo Rei

Oh Cristo Jesus, reconheço-Vos Rei Universal.

Tudo o que foi feito para Vós foi criado.

Exercei em mim os vossos direitos.

Renovo minhas promessas do Batismo, renunciando a Satanás,
às suas pompas e às suas obras,
e prometo viver como bom cristão.

Muito particularmente me comprometo a fazer triunfar,
por todos os modos que puder, os direitos de Deus e de vossa Igreja.

Divino Coração de Jesus, ofereço-Vos minhas pobres ações
para alcançar que todos os corações reconheçam vossa realeza sagrada
e assim se estabeleça no universo inteiro o vosso Reino.

Amém.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória