História da Comunidade São João Evangelista

Em 1976, o grupo jovem GREGE da comunidade São Benedito começou nos finais de semana a reunir-se na “escolinha” ainda fechada, hoje, EMEF Evaristo Campista Cesar, por permissão da prefeitura ao pároco daquele tempo, Pe. Benedito Gil Claro. Pe. Gil sugeriu formar uma nova comunidade no local. Após algumas reuniões com várias famílias, decidiu-se pelo desmembramento. Pe. Gil também sugeriu como padroeiro da nova comunidade,  São João Evangelista, pois na  paróquia havia uma imagem do santo que pertenceu ao colégio da fazenda de Dr. Quirino e posteriormente doada para a capelinha de Santa Cruz.

Em reunião com a comunidade São Benedito, aconteceu o desmembramento e a eleição para escolher o casal que deveria coordenar a nova comunidade. Foi eleito o casal Genésio e Heloisa.

Houve a mudança de pároco e Pe. Lauro Rosá da Congrgação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e orientou para que deixássemos de usar a escola.

A Sra. Zoraide de Paula, havia doado um terreno à paróquia onde foi construída a casa paroquial, com uma capela nos fundos. Como na época a congregação não permitiu que os padres ali morassem, Pe. Lauro autorizou o uso do espaço e da capela pela comunidade. A comunidade fez uso do local por aproximadamente 20 anos. Com a transferência do Pároco Pe. Armindo, o novo pároco Pe. Gionani Pontes e o vigário Pe. Paulo Hülse passariam a morar na casa paroquial e a comunidade deixou de utilizar o local passando a reunir-se nas casas dando continuidade nossa as atividades pastorais. Surge um grande desafio, que também passou a ser nosso grande sonho: conseguir um espaço para construir nossa sede.

No ano de 2010, compramos uma casa antiga. Em 2011, com a casa já demolida, foi feito o projeto e a planta para a construção do centro pastoral. E no final do ano de 2016, nosso sonho se concretizou e hoje temos nossa sede, construída com a partilha do dízimo, festas e campanhas.

Oração à São João Evangelista

Fazer o sinal da Cruz.

Ó bem-aventurado evangelista São João, lembro-vos a terna e profunda amizade que por vós sentia Jesus, Nosso Senhor.

Lembro-vos a Vossa amizade a Jesus, Nosso Senhor, sobre cujo peito inclinaste a cabeça na Santa Ceia.

Peço-Vos a graça de ter bons e fiéis amigos e de evitar ou afastar os amigos falsos, perjuros e hipócritas, ou de maus hábitos.

Concedei-me a graça de preservar sempre a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim seja.

São João Evangelista, sê meu refúgio.

São João Evangelista, proteje-me e guia-me.

São João Evangelista, ampara-me.

Rezar um Credo e um Pai Nosso.