História da Comunidade São José

Com o crescimento da Comunidade São Geraldo Majela, os padres de nossa paróquia, já tinham propósito de criar uma nova comunidade no bairro  Comerciário I, próximo à Vila Bela e fazendas Pedro Mariotto e Cachetá.  Foi realizada nesses locais, uma visitação de evangelização no antigo setor Santa Luzia (comerciários I), pelo frater Vicente, (hoje padre em Betânia), Pe. Darci Dutra, o JUPA e SAUPA (grupos da Comunidade São Geraldo Majela).

No ano de 2006 o então pároco Pe. Emerson formou um conselho e iniciou algumas celebrações. Convidando para coordenar aquele movimento de transição: Marco Antonio Ribeiro, Ivone, José Augusto, Alessandra Marlei, Fátima e outros além de alguns membros da Comunidade São Geraldo Majela para dar suporte: Cirineu, Claudinha, Ângela, Fia, Zezinho, Nelson/Maria. Batizaram o projeto da nova comunidade de “Projeto Emaús”. Houve inúmeras celebrações, nas casas, Quadra dos comerciários, Quadra da Escola de Samba e nas ruas do bairro e 2 Missões Dehonianas Juvenil.

Em fevereiro de 2008, Pe. Emerson, celebrou uma missa com todos os membros citados e uma procissão saindo do São Geraldo até o terreno emprestado pela prefeitura, à rua Cônego Oswaldo Gemmy Chester, nº111,  onde aconteceu a Santa Missa. Lançando assim a pedra fundamental, da nova comunidade: São José.  Em Outubro de 2008 foi realizada a 1ª eleição dos coordenadores da comunidade e no ano de 2010, nova eleição foi realizada pelo padre Emerson.

Hoje temos 2 missas semanais, vários grupos e pastorais, setores, uma pequena capela em um terreno cercado com muro e alambrado.

Oração à São José

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, tendo implorado o auxílio de vossa santíssima esposa, cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar favorável sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com o seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da divina Família, o povo eleito de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas do Inimigo e de toda adversidade.

Amparai cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, com vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém