História da Comunidade Santa Isabel de Portugal

Nossa História começou com uma pequena capelinha em um galpão que servia de igreja, em uma chácara conhecida com Chácara das Freiras. No ano de 1973, acontecia em nossa Paróquia, as Missões Redentoristas.  O pároco Padre Gil mandou Missionários para trabalhar na pequena capela da “Chácara das Freiras’, criando assim mais uma comunidade na Paróquia”. Essa comunidade se chamaria “Comunidade São Roque”, por já venerarem a imagem deste santo. Porém já havia na paróquia a comunidade de São Roque.

As irmãs Felícia e Manoela, e a comunidade decidiram então colocar o nome da santa que dava nome ao hospital, onde elas trabalhavam: “Santa Isabel de Portugal”. Naquela década, a Chácara das Freiras foi vendida para a construtora Iporanga. Que permitiu que a pequena igreja e o galpão que serviam de capela da Comunidade, fossem demolidos e o material aproveitado para construir outro galpão, num terreno doado pela prefeitura, a Avenida Vila Rica, onde permaneceu por alguns anos.

Naquela época, os dirigentes e seus colaboradores, sonhavam com uma igreja grande e com o crescimento da Comunidade. Trabalharam e lutaram juntos para a realização do sonho, a construção da nova igreja em honra à padroeira Santa Isabel de Portugal. Com dedicação conseguiram através da Prefeitura um terreno para a construção da nova e atual  Igreja de Santa Isabel.

Oração à Santa Isabel de Portugal

Ó querida Santa Isabel, sob a vossa proteção queremos nos colocar. Vossa espiritualidade nos inspira ainda hoje no seguimento de Jesus. Ensinai-nos a acolher com carinho os pobres, os doentes, os abandonados, manifestando a eles o imenso amor do Pai. Estimulai-nos para que tenhamos coragem de estar ao lado deles, defendendo as suas lutas e assumindo as suas dores.

Assim como vós, queremos construir a paz, partilhar o pão da justiça e distribuir rosas de alegria aos nossos irmãos. Intercedei por nós para que também possamos, um dia, gozar das alegrias celestes na presença de Deus. Amém.