História da Comunidade São Benedito

Com terreno doado pelo Sr. Antônio Xavier, e com o esforço de todos os moradores do bairro, foi edificada primeira Capela de São Benedito. Foram realizadas procissões, que mais tarde foram chamadas de “Procissões de tijolinhos”. Conduzidas pelo Sr. José Clemente Gomes, cada devoto colaborava com as doações de tijolos, para a construção da capela.

Em 28 de fevereiro de 1945, no Santuário Santa Terezinha, foi abençoada a primeira imagem de São Benedito para a futura capela e no dia 4 de março de 1945 foi inaugurada a Capela de São Benedito, que pertencia a Paróquia Santíssima Trindade.

Com a fundação da Paróquia Senhora Mãe da Igreja, a matriz seria na capela de São Benedito, porém devido a sua pequenez, fixou se a matriz temporariamente na comunidade de Santa Cruz. E no dia 12 de outubro de 1997, inaugurou-se o Santuário de São Benedito, no lugar da antiga capela. Passando finalmente a ser a igreja matriz de nossa Paróquia. Atualmente, todo dia 5 de cada mês é celebrada missa devocional a São Benedito no Santuário.

Oração à São Benedito

Glorioso São Benedito, grande Confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes, impetrai-me as graças que ardentemente desejo, para maior gloria de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos.

Fortificai a minha vontade para cumprir bem os meus deveres. Vinde orientar-me nas horas decisivas da vida. Dai-me confiança nos desânimos e sofrimentos. Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto.

Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus neste mundo e gozá-lo na eternidade com Jesus Cristo, a quem tanto amastes.

Amém.