História da Comunidade Santa Fé

Meados de 1937, a senhora Juviniana Costa, devota de Santa Fé e  esposo Sr. Antônio Costa, moradores do bairro Vila Costa, doaram o terreno para a construção de uma capela em honra de Santa Fé. Com muito esforço o sonho da Sra. Juviniana, e das famílias ali residentes se concretizou. Logo iniciaram os serviços pastorais e celebração de missa uma vez por mês, pelos padres Franciscanos do Convento Santa Clara, a  comunidade pertencia a Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Em 1961 a pedido do Vigário Pe. Cícero de Alvarenga Peixoto, a saudosa Irmã Pedrina Barbosa, Missionária de Jesus Crucificado, veio ajudar na evangelização. Fundou o Movimento Ação Católica com as moças e a Cruzada Eucarística com as meninas.

Em 1967, nossa comunidade passou a fazer parte da nova Paróquia, Nossa Senhora Mãe da Igreja. Padre Benedito Gil Claro no dia 05 de março do mesmo ano celebrou missa e conversou com o povo após a celebração e organizou a primeira coordenação da comunidade.

Em 1970, foi fundado o grupo de Jovens TRI (Turma Realmente Idealista), que teve um papel muito importante na área espiritual, pastoral e social da comunidade. Irmã Lourdes Camargo, Missionária de Jesus Crucificado deu assessoria ao grupo até o ano de 1979.

Com as Missões Redentoristas em 1973, a capela foi demolida e construído um barracão onde foram realizadas todas as atividades das missões. Com o fim das missões, começaram as campanhas para arrecadar fundos em prol da construção da nova igreja. O Sr. João Rufino (que era mestre de obras) formou uma equipe e, em sistema de mutirão a obra foi pouco a pouco sendo construída.

Em agosto de 1976 D. José Antônio do Couto, Bispo Diocesano de Taubaté, presidiu a Celebração Eucarística e inaugurou a nova igreja juntamente com o Vigário Pe. Gil Claro. Nossa atual imagem, confeccionada em São João Del Rei, medindo 1 m de altura foi entronizada em nossa igreja dia 26 de outubro de 2013.

Oração da Santa Fé

Ó Santa Fé, nossa querida Padroeira, que tivestes uma vida totalmente consagrada a Deus.

Nós vos pedimos que acolha todas as intenções de nosso coração, e intercedei por nós junto a Deus.

Que nossa comunidade, seguindo o vosso exemplo, seja renovada pelo Espírito Santo, a fim de seguir a Cristo sem reservas.

Que sejamos uma comunidade unida, provendo o bem ao próximo.

Que pela vossa poderosa intercessão, sejamos livres do mal, e um dia conduzidos à vida eterna.

Amém.