História da Comunidade Santa Cruz

A comunidade Santa Cruz, começou com uma cruz colocada no local após a morte de Inácio Pinto, depois a cobriram com um rancho de sapê, passando a denominá-la Santa Cruz. Próximo havia uma fazenda de propriedade do Sr. José Costa. Sua senhora que estava grávida, sentiu-se mal para dar à luz, quando por ali passava, abrigou-se na pequena capelinha e deu à luz. Por gratidão a Santa Cruz, construiram uma capelinha de telhas, que com o tempo deteriorou. No ano de 1895, o Sr Manoel Alves, angariou donativos e levantou a capela novamente; depois dele foram zeladores: Sr. Antônio Pereira; Eugenio Moreira e sua senhora D. Izaltina Ribeiro.

Após a morte de Frei Vicente, que foi capelão e benfeitor, a capela estava novamente deteriorada. A pedido dos zeladores e do vigário, ao Dr. Félix Guisard e família, a capela foi mais uma vez levantada, mantendo a antiga fachada. Em comemoração aos 50 anos da capela de Santa Cruz, em 14 de setembro de 1945 (1895-1945) foi reformada a frente da capela e feita a sua iluminação pela C.T.I. Com o crescimento do bairro da Estiva, a capela tornou-se pequena e devido a ação do tempo, foi demolida para a construção de um igreja maior.

Para isso, foram feitos leilões, nas residências das pessoas do bairro. Realizados pelos senhores Geraldo Alarcão, Luiz de Paula, Alberto Gomes e Otávio Marques durante alguns anos.

Quando a construção ficou pronta, a campanha foi encerrada e logo o bispo diocesano da diocese de Taubaté, Dom Francisco Borja do Amaral, decretou a igreja de Santa Cruz como matriz provisória da Paróquia Nossa Senhora Mãe da igreja.

Oração à Santa cruz

DEUS, todo poderoso, que sofreste a morte sobre a madeira sagrada, por todos os nossos pecados, sede comigo Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós, Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de mim, Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança.

Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim toda arma cortante. Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai em mim todo bem. Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo mal. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei que eu siga o caminho da salvação. Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos acidentes corporais. Santa Cruz de Jesus Cristo, vós adoro para sempre. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que o espírito maligno e infalível se afaste de mim. Conduzi-me Jesus à vida eterna. Amém. Por todos e em todos os séculos dos séculos.

Amém.