Início / Nossa Paróquia / FEVEREIRO: MÊS DA SAGRADA FAMÍLIA

FEVEREIRO: MÊS DA SAGRADA FAMÍLIA

01/02/2025    


A Sagrada Família de Nazaré, composta por Jesus, Maria e José, é o modelo perfeito de amor, fé e união para todas as famílias cristãs. Ela representa o ideal de vida familiar, baseado em valores como obediência a Deus, respeito mútuo, simplicidade e trabalho.

MARIA
Maria, a Mãe de Jesus, foi escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador. Com seu “sim” ao anjo Gabriel (Lc 1,38), ela demonstrou uma fé inabalável e uma entrega total à vontade de Deus. Maria é o exemplo de humildade, pureza e amor materno, sempre atenta às necessidades do seu Filho e da humanidade.

JOSÉ
São José, o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, é o modelo do homem justo e trabalhador. Mesmo em silêncio nos Evangelhos, ele fala por meio de suas ações: cuidou da Sagrada Família com grande responsabilidade, protegendo e provendo o lar com dedicação e confiança em Deus. José é o patrono da Igreja e exemplo de pai amoroso e fiel.

JESUS
Jesus, o Filho de Deus, viveu na simplicidade de Nazaré, aprendendo, crescendo em sabedoria e graça (Lc 2,52), e vivendo em obediência aos seus pais terrenos. Sua vida na Sagrada Família mostra que Deus quis compartilhar da experiência humana, santificando o cotidiano e nos ensinando que o amor divino também se revela na vida familiar.

O QUE A SAGRADA FAMÍLIA NOS ENSINA?
Ela nos ensina que a santidade pode ser vivida no dia a dia, no amor, no cuidado mútuo e na confiança em Deus, mesmo em meio aos desafios. Ela é um reflexo da Trindade, um exemplo de comunhão e serviço, e um convite para que cada família busque viver segundo o plano de Deus.

Que neste mês de FEVEREIRO dedicado a Sagrada Família, possamos intensificar nossas orações, lembrando que Jesus veio ao mundo em uma família, valorizando a importância do lar como o primeiro espaço de evangelização e crescimento na fé.

Olhando para a Sagrada Família a Igreja deseja que os casais e filhos aprendam a viver segundo a vontade de Deus. Pois, “O mundo seria bem melhor se o Natal não fosse um dia, se as mães fossem Maria e os pais fossem José”.

 

Jesus, Maria e José, minha família vossa é! 🧡

 

 

#sagradafamilia #fevereiro #maedaigrejataubate #pnsmi #diocesedeTaubate

 

 


Sobre o autor

Mãe da Igreja

No dia 25 de dezembro de 1966, nós da Estiva e bairros adjacentes recebemos a feliz notícia, do então Bispo Diocesano da Diocese de Taubaté Dom Francisco Borja do Amaral, do Decreto da Criação de três novas paróquias: a Paróquia São José Operário; Paróquia Menino Jesus e a nossa querida Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. Foi a realização de um grande sonho, que se viu concretizado no dia 12 de fevereiro de 1967, numa grande Cerimônia na Antiga Igreja de Santa Cruz, com a Posse do Primeiro Pároco, o Pe. Benedito Gil Claro. A partir do ano 1977, a Paróquia passou a ser atendida integramente pela "Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - SCJ", conhecidos como "Padres Dehonianos". Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja é constituída pelas comunidades Santa Cruz, Santuário São Benedito (atual Matriz), Santa Fé, Menino Jesus de Praga, Santa Isabel de Portugal, São Geraldo Majela, São João Evangelista, Cristo Rei e São José (as quatro últimas nasceram com as Missões, ou Pós-Missões).