Início / Nossa Paróquia / MARÇO: MÊS DE SÃO JOSÉ

MARÇO: MÊS DE SÃO JOSÉ

01/03/2025    


O mês de Março é tradicionalmente dedicado a São José, esposo de Maria.

Quanto mais se conhece sobre o Patrono da Igreja, mas se quer descobrir.

 

Conheça algumas curiosidades sobre a vida do glorioso São José, cuja a novena e festa se inicia em nossa Paróquia na sexta-feira dia 07/03.

São José é uma das figuras mais importantes do cristianismo, sendo o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus. Sua vida, embora discreta nos Evangelhos, é repleta de significado e ensinamentos:

  1. Nenhuma palavra de São José é registrada na Bíblia
    Apesar de sua importância, São José não tem nenhuma fala registrada nos Evangelhos. Ele é conhecido como o santo do silêncio, pois sua fé e obediência a Deus se manifestaram mais por suas ações do que por palavras.

  2. Foi um homem justo e obediente
    No Evangelho de Mateus (1,19), José é descrito como um “homem justo”. Quando soube que Maria estava grávida, antes da visita do anjo, ele decidiu deixá-la em segredo para não expô-la. Porém, ao receber a mensagem do anjo em sonho, aceitou sua missão sem hesitar.

  3. Patrono da Igreja Católica
    No dia 08 de dezembro de 1870, o Papa Pio IX declarou São José como Patrono Universal da Igreja Católica, reconhecendo sua missão de proteger Jesus e Maria como um reflexo da proteção que a Igreja precisa.

  4. É também o Padroeiro dos Trabalhadores e das Famílias
    São José era carpinteiro e sustentava sua família com o trabalho das próprias mãos. Por isso, é considerado o padroeiro dos trabalhadores, sendo um exemplo de dignidade no trabalho. Além disso, por seu papel de esposo e pai, é um modelo para as famílias cristãs.

  5. Tem duas grandes festas na Igreja Católica
    19 de março – Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria.
    1º de maio – São José Operário, padroeiro dos trabalhadores.

  6. A devoção a ele cresceu muito com os papas recentes
    Vários Papas demonstraram grande devoção a São José. O Papa Francisco, por exemplo, tem uma imagem de São José dormindo em sua mesa de trabalho e coloca bilhetes com pedidos de oração debaixo dela, confiando suas intenções ao santo.

  7. Não se sabe como e quando ele faleceu
    A Bíblia não menciona a morte de São José, mas a tradição acredita que ele faleceu antes do início da vida pública de Jesus, possivelmente nos braços de Jesus e Maria. Por isso, é considerado o padroeiro da boa morte.

 

São José é um exemplo de fé, humildade, obediência e amor à família. Seu silêncio nos ensina que a verdadeira santidade está no serviço e na confiança plena em Deus. Que possamos aprender com ele a viver nossa vocação com dedicação e amor!

 

São José, rogai por nós!

 

Participe da novena e festa de São José!

Confira a programação completa em nossas mídias sociais.

 

 


Sobre o autor

Mãe da Igreja

No dia 25 de dezembro de 1966, nós da Estiva e bairros adjacentes recebemos a feliz notícia, do então Bispo Diocesano da Diocese de Taubaté Dom Francisco Borja do Amaral, do Decreto da Criação de três novas paróquias: a Paróquia São José Operário; Paróquia Menino Jesus e a nossa querida Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. Foi a realização de um grande sonho, que se viu concretizado no dia 12 de fevereiro de 1967, numa grande Cerimônia na Antiga Igreja de Santa Cruz, com a Posse do Primeiro Pároco, o Pe. Benedito Gil Claro. A partir do ano 1977, a Paróquia passou a ser atendida integramente pela "Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - SCJ", conhecidos como "Padres Dehonianos". Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja é constituída pelas comunidades Santa Cruz, Santuário São Benedito (atual Matriz), Santa Fé, Menino Jesus de Praga, Santa Isabel de Portugal, São Geraldo Majela, São João Evangelista, Cristo Rei e São José (as quatro últimas nasceram com as Missões, ou Pós-Missões).