Início / Nossa Paróquia / NOVENA E FESTA DA PADROEIRA N. SRA. MÃE DA IGREJA

11/05/2024

PROGRAMAÇÃO DA NOVENA E FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA MÃE DA IGREJA

(1967 – 57º anos – 2024)

Tema: “Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança“.

(Celebrações na Igreja Matriz, Santuário São Benedito na Estiva)

QUINTA-FEIRA DIA 16 DE MAIO:

• 19h30 – Missa de Envio da Novena e Festa da Padroeira às.

SEXTA-FEIRA DIA 17 DE MAIO:

• 18h – Ofício da Mãe do Senhor
    • 19h30 – Missa e a continuação festejos.

SÁBADO DIA 18 DE MAIO:

• 18h – Ofício da Mãe do Senhor
    • 19h -Missa e a continuação festejos.

DOMINGO DIA 19 DE MAIO:

• 10h30 – Carreata Festiva Paroquial
    • 16h – Ofício da Mãe do Senhor.

SEGUNDA-FEIRA DIA 20 DE MAIO,

DIA LITÚRGICO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, MÃE DA IGREJA.

• 19h30 – Missa.

TERÇA-FEIRA DIA 21 DE MAIO:

• 19h30 -Missa e a continuação festejos.

QUARTA-FEIRA DIA 22 DE MAIO:

• 19h30 -Missa e a continuação festejos.

QUINTA-FEIRA DIA 23 DE MAIO:

• 19h30 -Missa e a continuação festejos.

– SEXTA-FEIRA DIA 24 DE MAIO:

– SÁBADO DIA 25 DE MAIO:

• 19h – Missa e a continuação festejos.

– DOMINGO DIA 26 DE MAIO:

• 17h – Procissão e Missa.

Origem da Festa da Padroeira Nossa Senhora Mãe da Igreja

A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja foi criada no dia 12 de fevereiro do ano 1967 junto as Paróquias São José Operário e Menino Jesus, sendo desmembrada das Paróquias Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Rosário para atender o setor noroeste da cidade.

Maria, Mãe da Igreja (Maria, Mater Ecclesiae) é um título, oficialmente dado à Virgem Maria durante o Concílio Vaticano II pelo Papa Paulo VI. O título foi utilizado pela primeira vez por Santo Ambrósio de Milão (338 – 397) e redescoberto por Hugo Rahner, jesuíta e irmão de Karl Rahner. Já no dia 7 de dezembro de 1981, foi instalado um mosaico dedicado a Maria Mater Ecclesiae – Maria Mãe da Igreja – no local sugerido. O mosaico foi fabricado no ateliê de mosaicos do Vaticano. No dia seguinte, 8 de dezembro de 1981, na solenidade da Imaculada Conceição de Maria, o Papa São João Paulo II abençoou o mosaico desde a sua janela, como a última pedra da Praça de São Pedro, e em agradecimento a Nossa Senhora por ter salvado a sua vida no atentado de 13 de maio do mesmo ano, nessa mesma Praça.

Com o Decreto “Ecclesia Mater” publicado no sábado 03 de março de 2018, pela Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, o Papa Francisco determinou a inscrição da Memória da “Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja” no Calendário Romano Geral e, a ser celebrada todos os anos na Segunda-feira depois de Pentecostes. A primeira celebração foi no dia 21 de maio de 2018.

Como o Papa quis sublinhar no Te Deum, no final do ano: “O cristão, como Maria, é um peregrino de esperança”. E será precisamente este o tema do Jubileu de 2025: “Peregrinos de Esperança”.

Inspirado no convite do Papa Francisco e no lema do próximo Jubileu da Igreja Católica que tem como pano de fundo nesta caminhada de dois anos que precedem o Jubileu que são dedicados à redescoberta do ensinamento do Concílio (primeiro ano) e à oração (segundo ano). O tema da Novena e Festa deste ano 2024 será: “Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, acolhei-nos como peregrinos da esperança,

Momento privilegiado para redescobrir a necessidade da oração quotidiana que nos convida a viver nossa vocação a exemplo de Maria, Mãe nossa e Mãe da Igreja, como verdadeiros Discípulos e Missionários de Jesus Cristo ao Serviço do Reino de Deus.